Assim como o WordPress é atualmente o melhor CMS para a criação de sites e blogs, sendo utilizado até mesmo por grandes portais, como por exemplo o site Globo.com, o Magento é o melhor CMS open source para a criação de lojas online (e-commerces).
Claro que você pode discordar desta minha afirmação, pois quando falo que o WordPress e o Magento são os melhores em suas categorias, isso é opinião minha, mas garanto a vocês que muita gente também achaisso.
Magento é uma plataforma desenvolvida em PHP com base no Zend Framework e possuí a edição CE (versão livre) a qual está se tornando cada vez mais popular no Brasil, sendo oferecida pela UOLHOST como base de seu serviço de lojas virtuais e utilizada por grandes empresas. Além de e-commerces, o Magento também é excelente para a criação de catálogos virtuais, nos quais são apenas mostrados os produtos, sem a opção de venda. Veja como exemplo o site da Caprigem, um catálogo virtual feito em Magento.
O Magento pode ser facilmente baixado em seu site oficial, instalado e configurado em seu servidor.
Para instalar o Magento, se faz necessário a contratação de um serviço de hospedagem e a compra de um domínio próprio.
Por sua complexibidade e recursos avançados, o Magento possuí muitos arquivos e também exige mais recursos de servidor do que um site normal. Por isso a necessidade de utilização de um serviço de hospedagem de qualidade é fundamental.
Templates
Existem muitos templates gratuitos e pagos para Magento. Desta forma a possibilidade de personalização do seu layout é bem abrangente, o que garante que o seu e-commerce tenha uma identidade visual própria e única. Os templates para Magento também possuem o código aberto e podem ser modificados conforme a sua necessidade, mas para isso é necessário um conhecimento em CSS e HTML.
Módulos
Da mesma forma que o WordPress trabalha com plugins, o Magento trabalha com módulos de extensão. Os principais módulos utilizados são os de pagamento, e desta forma é possível a integração com operadoras de cartão. Existem muitos módulos para Magento, sendo alguns pagos e outros gratuitos.
Idioma
Originalmente o Magento vem em inglês, mas pode ser traduzido facilmente através do download do arquivo de tradução feito por volutários, e disponibilizo no site oficial do Magento. Também existe uma opção no painel de controle do Magento, na qual é possível fazer a tradução por linha, caso o template seja compatível.
Outros CMS´s para e-commerce
Existem vários outros CMS´s para e-commerce, como por exemplo, o OsCommerce, PrestaShop, Open Cart, WP-Ecommerce, VirtueMart, etc. Mas como eu disse no início deste artigo, o Magento é a melhor opção na atualidade.