Atualmente criar um site ou blog na internet tornou-se uma tarefa tão simples, que até mesmo pessoas que não possuem conhecimento algum em HTML ou CSS podem criar um. Principalmente com o surgimento de sistemas como Webnode, Blogger, Weebly entre outros, onde criar osite pode ser resumido na expressão “arrastar e editar”.
No entanto com esse numero crescente de plataformas disponíveis, muitas pessoas acabam ficando em duvida em qual utilizar e se conseguirão administrar seus sites da forma que querem. Neste artigo mostrarei os prós e contras dos principais sistemas que permitem criar sites gratuitamente.
Webnode
Não se pode falar em criar sites gratuitos, sem mencionar na plataforma Webnode. Utilizada por milhares de pessoas em todo o mundo, ela vem conquistando mais e mais pessoas pela facilidade na hora de editar o site.
Além de totalmente gratuito, o Webnode possui várias ferramentas pré-definidas, o que ajuda muito quem está começando agora. O problema do Webnode é restringir a banda de upload e trafego mensal, além de algumas funções, que somente são desbloqueadas perante compra de um pacote Premium (R$3,45/ mês – Básico). Recomendado para sites pessoais ou pré-profissionais.
Wix
Muito parecido com o Webnode, o Wix também permite criar sites gratuitamente. Uma grande diferença do Wix de qualquer outra plataforma é que a estrutura do site é totalmente em flash, ou seja, ele pode demorar um pouco para carregar.
Por isso é recomendado para portfólios de empresas ou blogs pessoais.
Blogger
Conhecido principalmente por fazer parte da empresa Google, o Blogger é atualmente um dos sistemas mais completos, somente atrás do WordPress. Um ponto forte dele é permitir total acesso ao HTML do blog e possuir um painel de edição que esta em constantes atualizações.
Um contra do Blogger é a pouca variedade de widgets/plugins e a necessidade de um painel que permita a edição total de uma página como descrição da web, endereço (URL), palavras chaves entre outras. Apesar dos contras, criar um blog profissional nele não é uma tarefa difícil, mas que exige conhecimento em HTML.
WordPress
Recomendado pela maioria dos blogueiros de sucesso o WordPress é sem duvida alguma o mais completo em funções e plugins, que permitem a personalização completa do site, desde uma simples mudança até alteração do layout completo.
Com uma variedade imensa de templates o WordPress é recomendado para pessoas que querem criar sites profissionais e já possuem um entendimento em SEO, otimização e etc . Por isso na minha opinião qualquer pessoa iniciante deve criar primeiramente um site de testes nas plataformas anteriores, para se familiarizem com a “vida de blogueiro/webmaster” e os painéis.
Ps. Criar um site grátis no WordPress só é possível através do Wodpress.com, pois o outro é necessário comprar um domínio e hospedagem (recomendo o ultimo porque é mais completo, mesmo que tenha que gastar algum dinheiro).